02 Feb 2017

Apesar do Mato Grosso do Sul não ter casos confirmados de Febre Amarela até o momento, a vacina sempre é recomendada para viajantes a áreas naturais.



No Mato Grosso do Sul ainda não foi registrado nenhum caso,  no entanto devido a vasta área verde do estado a  vacina é recomendada.

As pessoas que moram nestas regiões de matas, rios onde a natureza é abundante, ou aqueles que irão viajar para estes locais devem tomar a vacina, caso ainda não tenham feito, porque não é de hoje que devemos nos prevenir desse acontecimento. A vacina deve ser aplicada dez dias antes de sua viagem, se você nunca foi vacinado. O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente a vacina em postos de saúde de todos os municípios do país. Esta vacina é muito segura e protege durante 10 anos. Para as pessoas que já foram vacinadas há mais de 10 anos, basta tomar uma dose de reforço e seguir viagem, não sendo necessário esperar 10 dias para garantir sua proteção.

A recomendação da SES é para aqueles que não se vacinaram que procurem uma unidade de saúde próxima e atualize seu cartão de vacinação. O Estado alerta que não há motivo para pânico.

Mato Grosso do Sul tem 60 mil frascos de vacina contra febre amarela em estoque, cada um deles podendo render entre 5 e 10 doses, distribuídos em todos os 79 município, segundo a SES (Secretaria do Estado de Saúde). Por conta do aumento do número de casos em outros estado brasileiros, o monitoramento está maior nos municípios que fazem divisa com Minas Gerais e os de fronteira com Bolívia e Paraguai.


fonte: http://bvsms.saude.gov.br/
Anônimo