Dúvidas Frequentes

Quais são as dúvidas mais frequentes?

Esta é a página onde a agência H2O Ecoturismo e Eventos tira suas principais dúvidas sobre Bonito e Pantanal Sul.

Curta nossa fanpage no Facebook para ficar ainda mais por dentro do melhor que nossa região tem para oferecer!

Bonito MS é um município no estado do Mato Grosso do Sul.

O Pantanal é a maior planície alagada do planeta e ocupa boa parte do Mato Grosso do Sul.

São locais diferentes, com ecossistemas diferentes que têm algumas espécies em comum. Ir de um lugar para o outro de carro pode levar de 02 a 08 horas, dependendo do veículo e das estradas utilizados, pois alguns trechos não tem pavimentação.

Seguem algumas informações específicas para lhe ajudar a entender as diferenças de cada local e assim poder escolher o melhor para o seu perfil:

ITEM TURISMO EM BONITO MS TURISMO NO PANTANAL SUL
ORGANIZAÇÃO DOS PASSEIOS É obrigatoriamente feita com uma agência local, tendo dias e horários rigorosamente marcados e controlados. É feita diretamente pelas fazendas e pode variar de acordo com a programação dos grupos, dos guias ou as condições climáticas no dia.
NATUREZA NOS PASSEIOS Gira grande parte em torno das águas cristalinas:
Flutuação com snorkel, mergulho com cilindro, cachoeiras, boia cross, etc;
Foca na contemplação das paisagens planas e, com sorte, observação de animais em seu habitat e ritmo naturais:
Safari, caminhada, focagem, etc;
GUIAS E MONITORES São profissionais autônomos que prestam serviços nos atrativos, porém não são empregados nem de agências nem de passeios. São profissionais geralmente empregados pelas fazendas e costumam residir nos alojamentos dos locais.
PESCA Proibida. Possível em diversas modalidades e locais. Consulte as informações sobre autorizações necessárias e pacotes.
AMBIENTE URBANO Onde a maioria dos hotéis está localizada; Oferece restaurantes, lojinhas, mercados, posto de gasolina, bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica e Sicredi), etc. Fica distante das fazendas. Por esta razão os pacotes já incluem toda a hospedagem e alimentação necessária para o período.
INTERNET Limitada pois é uma cidade pequena, de interior. Mais limitada que Bonito, pois depende de instalações rurais em cada fazenda.
TRANSPORTE Pode ser feito por veículos comuns, de passeio. Alguns locais podem ser acessados em veículos normais, de passeio, porém grande parte precisa que seja 4x4 ou até mesmo aéreo. Isso vale principalmente para as épocas de cheia, quando a região alaga mais.

 

Os passeios de Bonito MS ficam em propriedades particulares que têm a obrigação de seguir normas de controle ambiental. Estas normas incluem limites de vagas por dia e por horário.

Isso tudo faz com que as vagas dos passeios de Bonito MS sejam limitadas todos os dias do ano. Reservar com antecedência e pagar pelos passeios antecipadamente é a única forma de garantir vagas nos passeios desejados.

Se preferir não se comprometer e fazer na chegada ou dia a dia durante a viagem, pode ser que:

1. Você não consiga vaga nos passeios desejados;

2. Caso consiga vagas, elas sejam em horários menos favoráveis ou que não casam bem com outros passeios;

3. As vagas encontradas sejam espalhadas em horários diferentes, fazendo com que seu grupo não consiga fazer o passeio junto;

Evite estas situações confirmando seu roteiro antes de chegar. Na H2O Ecoturismo e Eventos, além de garantir seus passeios, fechando antes você também ganha muita praticidade, pois os vouchers serão emitidos e preparados para estar no hotel lhe aguardando quando você chegar! :-)

As datas que Bonito MS considera alta temporada são as datas de maior movimento na cidade: Férias escolares e feriados nacionais.

Os preços de hotéis e passeios costumam ter variações entre alta e baixa temporadas. Alguns feriados, como Reveillon e Carnaval podem ter variações exclusivas para o período.

Calendário de Alta Temporada - 2017

Mês Período Feriado
Janeiro 01 a 29 Férias Escolares
Fevereiro 24 a 05 de Março Carnaval
Abril 14 a 16 Páscoa
Maio 29 a 01 de Maio Trabalhador
Julho 08 a 30 Férias Escolares
Setembro 07 a 10 Independência do Brasil
Outubro 11 a 15 Semana N. Sra. Aparecida
Novembro 02 a 05 Finados
Dezembro 23 a 31 Férias Escolares

Calendário oficial da cidade elaborado pelo COMTUR;
Considera-se baixa temporada todas as datas não citadas acima;

 

Calendário de Alta Temporada - 2018

Mês Período Feriado
Janeiro 01 a 28 Férias Escolares
Fevereiro 10 a 15 Carnaval
Março/Abril 30/março a 01/abril Semana Santa
Abril/Maio 28/abril a 01/maio Dia do Trabalhador
Julho 09 a 29 Férias de Julho
Setembro 07 a 09 Independência do Brasil
Outubro 11 a 14 Semana N. Sra. Aparecida
Novembro 15 a 18 Proclamação da República
Dezembro 20 a 31 Férias Escolares

Calendário oficial da cidade elaborado pelo COMTUR;
Considera-se baixa temporada todas as datas não citadas acima;

Bonito MS tem passeios para todos os gostos, bolsos e idades! Mesmo alguns passeios tendo restrições como idade mínima, existirão sempre outras opções que os pequenos podem aproveitar e alguns que até pensam exclusivamente neles! :-)

Passeios de Flutuação: A maioria das opções atende crianças de qualquer idade. Se os pequenos em questão couberem bem nas roupas e equipamentos, eles fazem os passeios como gente grande. Caso não, eles podem acompanhar num barco de apoio ou algo do tipo.

Passeios de Mergulho com Cilindro: Estes são apenas para os pequenos menos pequenos. Crianças precisam ter pelo menos 10 anos para mergulhar com cilindro nos pontos de mergulho em Bonito.

Passeios de Trilha e Cachoeiras: Todas as trilhas de cachoeiras em Bonito permitem crianças, porém algumas trilhas são mais puxadas e levar crianças pode afetar a experiência dos pais. Busque o máximo de informações possíveis sobre cada opção e tome a decisão correta para o perfil de todas as crianças e adultos no grupo.

Rapel: Mais importante do que a idade, é o peso. Os passeios de rapel em Bonito são para pessoas com peso acima de 50kg apenas. Fora isso, o ideal é ter 12 anos completos.

Grutas: Por normas de segurança, os passeios de grutas em Bonito só podem atender crianças acima de 05 anos completos.

Balneários: Costumam ser a melhor opção de passeio para quem traz crianças para Bonito. Os pequenos terão bastante espaço para correr e brincar. Alguns tem parquinho e até mesmo áreas rasas nos rios. Outra coisa legal é o fato de ser uma programação mais tranquila, sem horários fixos. Essa flexibilidade costuma ser muito bem vinda para quem faz passeios com crianças.

Pantanal: Crianças geralmente adoram o Pantanal, porque é lá que mais se vê animais! São passeios fáceis e tranquilos para os pequenos! Considere esta opção!

SIM! :-)

Bonito tem diversos passeios que atendem os mais variados perfis de ecoturistas! Cada um vive de um jeito, então é importante saber o que VOCÊ busca na hora de escolher os passeios do seu roteiro.

Bonito tem passeios mais radicais e também aqueles mais tranquilos. Nas caminhadas, por exemplo, você pode escolher as mais longas com degraus no percurso, ou as mais curtas que passam por locais mais planos. O mesmo vale para os passeios de flutuação, que podem ser longos e sem barco de apoio, ou mais curtos e com todo o apoio necessário para quem talvez precise sair da água antes do término.

Considere também o Pantanal, pois é um local com passeios belíssimos que geralmente exigem menos esforço físico. A viagem de Bonito para o Pantanal leva perto de 02 horas e a região faz mais calor que Bonito. Fora isso, tudo é mais acessível e mais fácil nas fazendas do Pantanal.

Busque o máximo possível de informações sobre os locais e as operações de cada passeio. Na hora de escolher, considere o seu momento de vida e o que você busca na SUA viagem!

A maioria sim.

Em Bonito você passa a maior parte do tempo nos passeios se molhando, caminhando, nadando, brincando e queimando muita caloria! Resultado: Você sai morrendo de fome!! Haha

Depois de receber muito feedback do público ao longo dos anos, os passeios foram se adaptando e preparando para atender esta fome já no local. Hoje a maioria dos atrativos em Bonito oferece almoço de qualidade e preços compatíveis com a cidade.

Em alguns dos passeios que oferecem almoço, o mesmo ainda é opcional. Porém já existem diversas opções em que o almoço é sempre incluso. Isso por razão do tempo de duração, que pode ser o dia todo, ou da distância da cidade, que pode chegar a 50 km. O mais indicado é organizar o roteiro para almoçar nos passeios e guardar as visitas aos restaurantes da cidade para os jantares.

No Pantanal as refeições são sempre incluídas por razões parecidas. As fazendas são distantes uma da outra e bem distantes das cidades. Com isso, é inviável almoçar em qualquer local que não seja o restaurante ou refeitório da própria fazenda onde acontece o passeio.

Em ambos os casos, Bonito e Pantanal, as refeições são feitas em cozinhas profissionais e geralmente sob orientação de chefs e/ou consultores de gastronomia. O mais comum é servir estilo buffet, porém algumas opções podem ser a la carte. Também é comum os locais usarem hortas próprias e fogões à lenha, deixando tudo mais fresquinho e gostoso! Para fechar, os doces regionais de sobremesa valem super a pena! :-)

Sim! Vários!

A fama de Bonito vem das águas cristalinas, que impressionam todos! Os passeios acontecem em rios tão transparentes que tudo as vezes parece um sonho!

Não saber nadar jamais vai lhe impedir de aproveitar tudo isso! :-)

Os passeios oferecem diversas formas de apoio e suporte para atender todos os tipos de ecoturistas que vêm conhecer nossa região! Confira:

Passeios de Flutuação: Você boia por razão da roupa de neoprene e do colete salva-vidas. Além disso, haverá sempre um guia junto com o grupo. Algumas opções também oferecem barco de apoio e pontos de descanso.

Passeios de Trilha e Cachoeiras: Sempre lhe darão a opção de levar um colete salva-vidas. Este equipamento as vezes pode ser cobrado a parte. Além de levar um colete, você pode contar o guia para lhe mostrar quais partes dos rios são mais rasas e fáceis de entrar e sair.

Passeios de Boia-Cross: Todos vão de coletes salva-vidas e os monitores vão preparados para oferecer suporte para todos.

Passeio de Bote: Raramente você entra na água neste passeio, pois o bote é estável. Mesmo assim, todos vão de colete salva-vidas e cada bote tem um remador.

Passeios nos Balneários: Todos oferecem coletes salva-vidas, que as vezes pode ser um serviço pago. Todos têm também pessoas treinadas em resgate nos pontos chaves dos rios.

Em geral, é bom estar com as vacinas em dia quando se pratica ecoturismo e/ou turismo de aventura. Sobre a febre amarela para Bonito, clique aqui e confira mais detalhes no post que colocamos no nosso blog!

Pescar não é permitido em Bonito MS, porém existem lugares próximos onde a pesca é possível.

O deslocamento para estes lugares pode variar de 01 até 06 horas de viagem, considerando um carro de passeio, normal. É possível pescar das margens do rio ou fazer pesca embarcada. Também existem opções de meio período, período integral e até mesmo pacotes com vários dias de pesca.

Os pacotes de vários dias podem ser em fazendas - saindo para pescar ao longo dos rios durante o dia e voltando para jantar e dormir na hospedagem da fazenda - ou nos barcos que navegam os rios maiores do Pantanal - onde você fica hospedado no próprio barco e pode pescar ali mesmo ou sair nas embarcações menores que estão atreladas ao serviço. Estes barcos são mais simples em termos de estrutura, porém costumam incluir pensão completa com pacote de bebidas e muito mais oportunidades de pesca.

A pesca contratada geralmente não inclui "tralha de pesca" (Vara, iscas, etc), que deverá ser alugada ou comprada no local, com pagamento a parte.

Fique atento às informações sobre a piracema (Clique aqui para ver a lei) e outras regras e legislações sobre pesca. É importante lembrar também que a licença de pesca é responsabilidade do cliente. Visite o site http://sistemas.agricultura.gov.br/pndpa/web/pesca_amadora.php e veja como funciona.

Bonito é rodeada pelas nascentes dos rios onde acontecem os passeios. Isso sem contar que algumas nascentes são no próprio passeio.

A água na região brota perto dos 20 ou 23 graus Celsius. Geralmente se mantém próximo disso, pois os pontos dos passeios são perto das nascentes.

O resultado é que no calor intenso que temos no verão, a água parece gelada. Já no inverno, quando faz aquele friozinho, a impressão é que a água está quentinha! :-)

Nos passeios de flutuação com snorkel e mergulho com cilindro as roupas de neoprene ajudam o corpo na manutenção da temperatura.

A Lagoa Misteriosa fecha em meados de outubro todos os anos e fica fechada até meados de abril do ano seguinte. Isso é devido à proliferação de algas, um processo natural que causa turvamento das águas do atrativo. Do famoso tom azul, cristalino, as águas passam para um verde musgo, impedindo a visibilidade.

Este esverdeado costuma afetar de zero até 10 ou 15 metros de profundidade. Sendo assim, flutuação, mergulho de batismo e mergulho básico ficam interditados. As vezes é possível sim fazer o mergulho avançado (Mais de 20 metros de profundidade) ou o mergulho técnico (Mais de 60 metros de profundidade, com travessia de um duto para o outro), porém a luz é limitada.

Consulte nossa equipe para confirmar as opções disponíveis no período da sua viagem!

Para os passeios de Bonito MS o ideal é sempre ter roupa de banho, toalha, roupas leves, tênis, chinelo e boné ou chapéu. As vezes pode ser necessário meias altas ou mangas e calças compridas.

A toalha você pode trazer de casa com você ou alugar em alguns hotéis. Nos passeios geralmente não existe serviço de aluguel de toalha. Alguns deles terão lojinhas, onde você pode comprar a toalha para usar e já ficar com um souvenir do passeio. :-)

Fechando com a H2O Ecoturismo e Eventos, você verá links para dicas do que levar nos passeios no final dos e-mails do roteiro e confirmação. Você também receberá mais dicas na chegada, na cartinha de boas vindas. Para garantir que você tem tudo fácil, a capa de voucher da H2O geralmente também tem as dicas do que levar para cada tipo de passeio. E, para fechar com chave de ouro, aqui está o link das dicas agora! Haha

Quase... Haha

A cidade de Bonito tem apenas 04 bancos:

1. Banco do Brasil
2. Bradesco
3. Caixa Econômica Federal
4. Sicredi

Sendo assim, as opções para saque são limitadas. Muita gente nesta hora pensa: "Bom, ok, eu uso o caixa da Rede 24 horas." Cuidado e muita atenção! Somente dentro do Sicredi existe caixa vinculado à Rede 24 horas e se trata de apenas 01 máquina, que inclusive não está associada a todos os bancos da rede. Itaú, por exemplo, não saca. HSBC as vezes também não. As vezes ela quebra, etc. Enfim, é bom sacar antes de chegar! :-)

Alguns passeios, hotéis, lojas e restaurantes tem máquinas para cartões de crédito ou débito, mas não são todos e mesmo quando as maquinetas existem, falhas de conexão são comuns na região.

A maioria sim, porém é sempre bom carregar dinheiro em Bonito ou no PantanalIsso porque ambas as regiões são remotas, com conexão limitada, então as maquinetas podem dar problema. Nos passeios é comum darem problemas, pois estão em áreas rurais.

A cidade de Bonito tem hotéis de diversos tipos. O mais importante de saber na hora de escolher é que são todos de operação familiar. Não temos grandes redes em Bonito.

Também vale levar em consideração o fato de que a água calcária impede a maioria dos locais de ter ducha. Os banheiros geralmente têm chuveiro elétrico.

Outra coisa que vale ressaltar é que "perto do centro" é bem relativo, pois a cidade é pequena. Hotéis que ficam 1km do centro, uma vez que você esteja em Bonito, parecem longe, porque o centro é pequeno.

Com tudo isso em mente, você fica melhor orientado para escolher. Segue aqui um pouco mais sobre cada estilo presente na cidade:

Pousadas Pequenas e Simples: Grande parte delas têm os próprios donos tocando. Eles mesmos fazem reservas, café da manhã e serviços de recepção. São lugares com 06, 10 ou no máximo 15 apartamentos. Se hospedando assim você terá atenção próxima de pessoas que podem acabar parecendo como pais ou tios. :-)

Pousada Simples Maiores: Seguindo mais ou menos as mesmas tendências do estilo acima, estas podem ter até 20 ou 30 apartamentos. Os donos acabam tendo uma equipe nos setores mais movimentados, mas ainda sim fazem parte de toda a operação. Alguns destes lugares têm churrasqueira coletiva ou piscinas pequenas. Alguns terão também telefone nos apartamentos.

Hotéis Pequenos: Quando a operação vai para 40 ou 50 apartamentos, temos uma hotelaria um pouco mais próxima do que as pessoas estão acostumadas. Empresas completas, com equipes maiores e serviços mais compatíveis com hotelarias comerciais. Nestes hotéis você geralmente vai ter algum tipo de bar e/ou lugar para lanches, provavelmente uma piscina maior, uma café da manhã com mais variedade, recepção 24 horas, etc. É também neste estilo que duchas começam a aparecer em algumas opções, ou até mesmo secador de cabelo nos banheiros.

Hotéis Maiores: Hotéis com 70 a 100 apartamentos. Costumam ter restaurante, piscina, área ou sala de jogos, equipe 24 horas e serviços profissionalizados. Também são locais onde você pode contar com as estruturas e serviços que está acostumado ter em outros locais. A atenção e o atendimento são mais comerciais. Alguns deste estilo possuem até sala ou centro para eventos. Neste estilo também tem algumas opções com ducha e algumas com chuveiro elétrico. O secador de cabelo nos banheiros já é comum, alguns tem até commodities.

Resort: Na hotelaria estilo resort você tem as estrutura e os serviços dos hotéis maiores e mais. Você geralmente poderá contar também com refeições além do café da manhã, área verde, fitness center, piscinas externas e aquecida, etc. É uma opção para quem deseja ou precisa passar boa parte do tempo no hotel em si. Este estilo de hotelaria também costuma ter sala ou centro de eventos. Por razão do espaço e estrutura, é comum este tipo de hotel ser longe do centro.

Hotéis Fazenda ou de Natureza: São lugares distantes da área urbana, com muita área verde e as vezes até rios para os hóspedes aproveitarem! A hotelaria em si costuma ser confortável, no padrão dos hotéis maiores na cidade. Por razão da distância, a maioria inclui jantar na diária. Costumam ser ótimas opções para famílias com crianças, pois os pequenos terão muito espaço para correr e brincar. :-)

Sim! :-)

Bonito tem acessibilidade em alguns hotéis, restaurantes e passeios. É sempre bom informar o agente de viagem responsável pelo seu pacote sobre a necessidade em si, para que as empresas envolvidas possam lhe atender da melhor maneira.

Em alguns hotéis será caso de dar preferência por apartamentos térreos. Nos passeios, pode ser de "pular" a parte da trilha e ter um veículo que leve direto ao ponto principal. Coisas assim são possíveis e fazem com que as belezas naturais de Bonito fiquem ao alcance de todos! :-)

Campo Grande x Bonito: 293 km (BR-060, BR-419, MS-382 and MS-178)
Recomendamos o caminho por Sidrolândia, Nioaque, e Guia Lopes. Este caminho é 100% pavimentado. Existem caminhos mais curtos, que o GPS inclusive pode lhe sugerir, porém incluem trechos sem pavimentação. De Aquidauana para Bonito, por exemplo, o caminho é mais perto porém mais de 100 km são sem pavimentação.

Campo Grande x Pantanal Sul:
Miranda: 202 km (BR- 262)
Corumbá: 425 km (BR-262)
Tanto chegando na cidade de Miranda, quanto na cidade de Corumbá, os trechos são pavimentados. Haverão trechos sem pavimentação na hora de chegar nas fazendas e passeios de fato.

Bonito x Pantanal Sul:
Miranda: 134 km (MS-178 e MS-339)
O caminho entre Bonito e a cidade de Miranda é todo pavimentado. Haverão trechos sem pavimentação para chegar nas fazendas e passeios do Pantanal.

Passeios em Bonito:
Os passeios de Bonito variam bastante em termos de distância e pavimentação. As distâncias em si podem ser entre 05 e 60 km. Exemplos:
1. O passeio de flutuação Aquário Natural (Baía Bonita) fica a 07 km da parte urbana sendo que 05 deles são sem pavimentação;
2. O passeio no Parque das Cachoeiras fica a 17 km da cidade sendo que apenas 06 km do trecho é sem pavimentação;
3. O passeio de flutuação Nascente Rio Sucuri fica a 19 km da parte urbana e o trecho é todo sem pavimentação;
4. O passeio no Boca da Onça Ecotur fica a 59 km do centro e apenas 10 km é sem pavimentação;

Sim! :-)

Com ressalvas... Haha

Você pode pousar no aeroporto de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, e retirar o carro locado ali mesmo.

Para ir para Bonito haverão vários caminhos sugeridos. O que nós mais indicamos é o caminho que passa por Sidrolândia, Nioaque e Guia Lopes. Clique aqui para ver o mapa. Este caminho é um pouco mais longe, porém ele é 100% pavimentado. As estradas no Mato Grosso do Sul ainda não são todas duplicadas, mas o movimento neste caminho é pouco. A viagem de Campo Grande para Bonito levará perto de 04 horas. Uma vez em Bonito, você terá o carro para ir e vir aos passeios e restaurante, lojinhas, etc.

No caso do Pantanal, a conversa é um pouco mais complexa. Você pode sair de carro tranquilamente de Campo Grande e ir até Miranda ou Corumbá. As estradas até estas cidades são pavimentadas e bem mantidas também. Porém, o turismo no Pantanal geralmente acontece nas fazendas e perto dos rios. Os acessos para estes lugares raramente são pavimentados e, como o Pantanal alaga parte do ano, é complicado passar com carro de passeio. Além disso, o Pantanal é remoto. As coisas são longes umas das outras. São poucos lugares para parar e abastecer, comer algo, usar o banheiro, etc. Qualquer imprevisto pode facilmente se tornar um transtorno maior. Com isso, para ir ao Pantanal, o mais indicado é contratar serviços de transportes locais mesmo. Desta forma estará seguro do trajeto e com profissionais que conhecem bem a região.

 

Os passeios de Bonito MS acontecem em propriedades privadas que são empresas cuidando da operação do passeio em si. Elas focam no atendimento dos guias, nas refeições, nos equipamentos e na manutenção do ambiente natural em questão.

O transporte é deixado para outras empresas, transportadoras e agências de turismo locais, que organizam as mais diversas opções para atender todo tipo de perfil. Por esta razão ele é sempre oferecido a parte e tem preços tão variados. Seguem aqui algumas informações sobre cada tipo para te ajudar a decidir o que ficará melhor para a sua viagem:

Locação de Veículo: Você pode locar um veículo e dirigir você mesmo para os lugares. Dependendo da empresa escolhida, a retirada e devolução podem ser em Bonito ou em Campo Grande. Veja o que fica melhor para você. Uma vez em Bonito, indo para os passeios, as estradas são bem sinalizadas e fechando com a H2O Ecoturismo e Eventos você terá também o mapa para seguir os caminhos sem erro. A principal vantagem para quem aluga carro em Bonito é pode chegar um pouco antes ou sair um pouco depois dos passeios. Isso permite mais tempo para se arrumar ou descansar nos redários, por exemplo.

Transporte Privativo: Esta opção é a mais indicada em geral. Se trata de um carro contratado já com motorista e combustível. Ele busca você na porta do seu hotel no horário marcado para a sua programação e retorna para te buscar também na hora combinada. Como o serviço em questão é só para você, tudo é organizado e combinado conforme o seu roteiro. A principal vantagem do transporte privativo em Bonito é tranquilidade quanto aos caminhos e segurança quanto ao custo, que já está fechado.

Transporte Compartilhado: Também pode ser chamado de Transporte Regular. Para quem está sozinho ou em até 03 pessoas, pode ser a opção mais barata. Sempre vale a pena fazer o cálculo para confirmar. Ele é mais barato, porque como o nome diz, é compartilhado com outras pessoas e agências. Isso quer dizer que o grupo fica um pouco amarrado no sentido de horários e programações. Como ele busca cada pessoa em seu hotel, ele pode atrasar ou chegar antes do previsto, depende do dia e do grupo. Acabando o passeio no atrativo, ele geralmente já vai organizar o grupo para retornar e poder fazer a rota certinho. Com isso, você fica um pouco menos livre. Este transporte é indicado para quem está disposto a abrir mão de alguns confortos para economizar ou gosta muito de estar com outras pessoas, conhecer gente nova, etc. A principal vantagem é o preço mais baixo.

Alguns sim, outros não.

As estradas que ligam as cidades em si, seguindo os caminhos indicados pela H2O Ecoturismo e Eventos, são todos pavimentados.

Nos acessos aos passeios de Bonito, nem todos. A grande maioria será uma mistura de trechos pavimentados com trechos sem pavimentação. No caso de Bonito, mesmo sem pavimentação, todos os trechos são ok para veículos normais, de passeio.

Já no Pantanal, a história muda bastantinho. Alguns lugares sem pavimentação são facilmente acessados por carros de passeios, porém a maioria não. Inclusive, pelo fato do Pantanal alagar parte do ano, existem locais e épocas que o ideal é se movimentar só de veículo 4x4 ou até mesmo avião.

É possível sim. Não é algo que acontece sempre, mas pode sim acontecer com você! Depende muito da sorte e do cuidado de cada um. Inclusive, por esta razão, é importante sempre dirigir com muito cuidado e atenção. É comum animais atravessarem a pista, principalmente no caminho entre Bonito e o Pantanal.

Sim!

A Azul tem vôos todas as quartas e domingos. Este vôos saem do aeroporto de Campinas (Viracopos) direto para o aeroporto de Bonito, que fica a mais ou menos 15 km do centro.

 As vezes a Azul faz vôos especiais aos sábados, por razões de feriados ou férias escolares.

O aeroporto de Bonito também está preparado para receber aeronaves fretadas. Você pode contratar um voo de Cessna, por exemplo, que te traga de Campo Grande, Aquidauana ou alguma fazenda no Pantanal. Estes serviços de aeronaves pequenas fretadas tem um custo maior, porém valem super a pena! São mais rápidos, seguros e as paisagens fazem de tudo um passeio por si só!

Bonito é uma cidade boa de se conhecer qualquer época do ano! Vai depender do seu perfil, o que você busca na SUA viagem! Veja algumas informações:

O primeiro semestre do ano costuma ser mais tranquilo, menos movimento. Isso é bom para quem gosta de ver pouca gente na cidade e nos passeios. Também acaba sendo uma época ótima para trazer grupos ou eventos, pois as empresas estarão mais abertas às negociações e condições especiais.

Para quem prefere movimento, gente e agitação, o segundo semestre costuma ser melhor. Para este perfli também, o ideal mesmo é vir nos períodos de alta temporada (Férias escolares e feriados), quando a cidade está em sua capacidade máxima. Vagas nos passeios são ainda mais limitadas nestas épocas, então pense com cuidado e carinho.

No caso das pessoas que se preocupam mais com as condições climáticas, a dica é que dezembro, janeiro e fevereiro são os meses com mais chuva. Nesta época é normal termos pancadas de chuva em meio aos dias de Sol. Nada que afete o calor, pois aqui faz muito calor mesmo nesta época. Também nada que afete os passeios, que na maioria das vezes continuam operando normalmente.

Quem gosta de temperaturas mais amenas e fresquinhas com certeza vai preferir vir no inverno. Maio, junho e julho são meses em que o calor dá uma trégua. Para este pessoal, é legal saber que a água continua quentinha, pois as nascentes estão sempre perto dos 20 ou 23 graus Celsius.

Os passeios de flutuação e mergulho de Bonito estão todos preparados para atender pessoas sem experiência alguma nas atividades em questão.

Como resultado, eles todos incluem os equipamentos no preço e operação das atividades. São equipamentos de marcas boas e a manutenção segue os mais altos padrões nacionais e internacionais.

Tudo isso dito, não é necessário trazer equipamentos para flutuação nem mergulho.

Caso você os traga mesmo assim, o uso deverá ser consultado e liberado com cada atrativo previamente e o preço do passeio é mantido conforme a tabela.

Sim, pois todos os visitantes dos passeios de Bonito precisam constar no sistema Voucher Único, que é organizado e controlado pela prefeitura e disponibilizado para as agências.

Em Bonito os passeios focam na operação e execução das atividades. A comercialização, organização e reservas são feitas somente pelas agências, seguindo sempre as regras e preços tabelados previamente estipulados pelos atrativos junto à prefeitura.

A vantagem para os visitantes é o conforto de fazer o deslocamento até o passeio somente quando já se tem certeza da vaga, do dia e do horário. :-)