14 Jul 2015




Flib - Feira Literária de Bonito - Primeira Edição - 2015 


A Primeira Feira Literária de Bonito aconteceu nos dias 08, 09, 10 e 11 de Julho de 2015 e foi realmente um sucesso. Com uma programação completa as atividades aconteceram na praça central da cidade de Bonito - MS e contaram com os espaços: Cabeludinho, Bernardo, Palco, Bugre Velho, Caixote Delirante, Caminho das Palavras, Feira do Livro, Pavilhão das Letras, Árvore da Sabedoria, Gibicicleta, Mototeca, Biblioteca do SESC e o Livro Carente. 

O propósito da Flib, segundo seus organizadores é ser um espaço de emancipação do leitor, um espaço de ampliação das práticas da leitura. Essa primeira edição com o tema: "Literatura: O DELÍRIO DA PALAVRA" homenageou o poeta Manoel de Barros, que foi escolhido pela sensibilidade no trato da linguagem, reconhecida por leitores do mundo inteiro. 

Foi incrível acompanhar o evento e ver a participação da população local de Bonito-MS e de centenas de crianças que puderam fazer a troca, proposta pela feira, O LIVRO, O AUTOR e O LEITOR. 

Além dos organizadores, autoridades e convidados locais, a abertura da Feira contou com a presença do ator JONAS BLOCH e aconteceu no dia 08 de Julho de 2015. 

Para que você possa sentir um pouquinho do que foi a feira coloco abaixo o o poema do Manoel de Barros ... delírio do verbo ...  e um vídeo curto do evento. 

" No descomeço era verbo.
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo, lá onde a 
criança diz: Eu escuto a cor dos passarinhos. 
A criança não sabe que o verbo escutar não funciona 
para cor, mas para som. 
Então se a criança muda a função de um verbo, 
ele delira. 
E pois
Em poesia que é voz do poeta, que é a voz de fazer
nascimentos - 
O verbo tem que pegar delírio. "

Manoel de Barros