Yago Brandão, apresentador do Tudo de Bom - TV Difusora (SBT Maranhão) conhece Bonito e se surpreende com os passeios da região

03 May 2021

"Eu acho que a H2O é uma agência que não está preocupada apenas em vender passeios em Bonito. Ela está mais preocupada com a experiência do cliente, o 'turista'."


Conheça Bonito MS - Por Yago Brandão  [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]
Conheça Bonito MS - Por Yago Brandão  [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]

Sou Yago Brandão, apresentador do programa Tudo de Bom (SBT - Maranhão), publicitário e radialista, tenho 27 anos e moro em São Luís do Maranhão. Recentemente tive a oportunidade de conhecer Bonito MS e os passeios da região a convite da emissora que trabalho para cobrir uma pauta do programa. Eu já havia ouvido falar muito sobre Bonito, dos passeios e das belezas naturais, mas ainda não conhecia o destino e também não tinha previsão de quando poderia visitá-lo. Foi quando eu tive a oportunidade de ir à trabalho e aproveitar para passear também.

Observação de aves - Bonito MS  [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]
Observação de aves - Bonito MS  [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]

A agência que escolhemos para cuidar de nosso roteiro em Bonito foi a H2O Ecoturismo, que nos recebeu muito bem. Eles passaram meu contato diretamente para uma pessoa que pudesse passar todas orientações e explicasse cuidadosamente cada detalhe, sem pressa, sem enrolação mesmo, explicando cada passeio, me deixou muito à vontade para opinar nas atividades e também fez as sugestões de roteiro pra gente.

Fomos muito bem recepcionados pela equipe da H2O. Mantivemos o contato durante 20 dias com a equipe para montar o roteiro, ver a logística do que levar nos passeios, os horários de saída, a questão de locomoção e alimentação. A agência foi uma peça muito importante para que tudo desse certo nesse trabalho, porque eles organizaram tudo. Então, de certa forma eles também ajudaram na produção do material que fizemos por lá.

Gruta São Mateus - Bonito MS  [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]
Gruta São Mateus - Bonito MS  [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]

Eu acho que a H2O é uma agência que não está preocupada apenas em vender passeios em Bonito. Ela está mais preocupada com a experiência do cliente, o “turista”. Eles se preocuparam com o equipamento que íamos levar, da roupa para levar, se preocuparam com os horários que íamos chegar, eles tentaram encaixar algo de fora de passeios na nossa programação.

Então eu acho que a H2O, não é só uma agência que quer só vender passeios e ponto. Ela quer oferecer de fato um atendimento diferente para os clientes e que o cliente consiga satisfazer suas necessidades e superar as expectativas, pois os passeios, diga de passagem, são lindos. Com esse suporte você se sente mais seguro e amparado, tudo bem que você está em uma viagem dentro do próprio país, mas é um lugar diferente. Então, contando com esse atendimento diferenciado que eles oferecem você se sente mais seguro e não tem tanto medo de se perder, dar errado ou ficar com dúvida.

Saída Gruta São Mateus  [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]
Saída Gruta São Mateus  [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]

O primeiro passeio que fizemos em Bonito foi pela Gruta São Mateus. Eu nunca tinha entrado em uma gruta antes. Fomos muito bem recepcionados, o passeio foi divertido e o tempo passou que nem percebemos. Quando estamos dentro da gruta não dá para ver o tempo lá fora e ele passa bem rápido, é muito proveitoso. A temperatura de lá estava super agradável, o passeio é uma mistura do verde com a estrutura da gruta que é muito encantadora. As formas internas da gruta são muito bonitas e o guia foi bastante atencioso. É um passeio que eu recomendo por ser indicado para a família mesmo. Durante o nosso passeio tinha vários grupos, pessoas de várias idades, famílias que estavam no mesmo passeio que a gente e eu percebi que todos estavam aproveitando a mesma intensidade.

Receptivo Gruta São Mateus [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]
Receptivo Gruta São Mateus [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]

Na Serra da Bodoquena fomos extremamente bem recepcionados pela Márcia que apresentou todo local pra gente e nos explicou como tudo funciona. Ela até deu um spoiler do que a gente iria ver durante o dia de passeio. Nosso guia foi o Ronaldo, que foi exemplar, o cara é simpático demais e bem-humorado. Durante o passeio você passa por cachoeiras que vão te surpreendendo cada vez mais, faz vários mergulhos, tira bastante fotos... É um passeio muito relaxante mesmo, que você vai colocar a cabeça na água e esquecer dos problemas e não pensar em nada.

Cachoeiras Serra da Bodoquena - Bodoquena MS [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]
Cachoeiras Serra da Bodoquena - Bodoquena MS [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]

Depois tem o passeio de bote que é bem legal também, porque dá uma quebrada, você sai de um monte de cachoeiras e vai para um outro tipo de atividade. E depois teve o passeio de quadriciclo que também é divertido, porque você não conhece a trilha e mesmo você sendo guiado por uma pessoa é legal você ir conhecendo a trilha à medida que ela vai avançando. O horário que fizemos a trilha foi ao pôr do sol, então a gente já estava no fim do passeio. Foi muito bonito passar pela região bem verde da Serra da Bodoquena neste horário do dia.

Passeio de Quadriciclo Serra da Bodoquena [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]
Passeio de Quadriciclo Serra da Bodoquena [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]

No terceiro dia fizemos a Nascente Azul, não sei se consigo falar que foi o melhor passeio, porque pra mim todos bem diferentes um do outro e todos me agradaram de uma forma diferente, mas esse deve ser um passeio bem simbólico para Bonito por conta da diversidade dos peixes, a água ser bem cristalina. A estrutura do local é bem bacana, digamos que tem uma praia artificial que achei super legal: um ótimo lugar para a família. A gente conseguiu chegar a tempo, saímos no horário certinho, não teve problema nenhum para encontrar. Achei que fosse difícil encontrar, mas não foi. A Stella que foi nossa guia também nos deu uma aula para conhecer o lugar, fizemos um pequeno passeio por uma trilha e depois chegamos na nascente do rio que tem uma fenda bem profunda e que até hoje nunca encontraram o fundo dela.

Flutuação Nascente Azul [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]
Flutuação Nascente Azul [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]

Então, é um passeio bem diferente. Acho que um dos mais diferente que já fiz na vida. Apesar de já ter feito flutuação antes, é muito diferente você flutuar em Bonito, porque o lugar é diferente, a paisagem natural é diferente, a água é diferente, o solo é diferente. Então esse passeio me surpreendeu bastante. Quando voltamos, o almoço foi bem servido, bem apresentado, bem temperado. Tinha sinal de wifi e eu tinha que subir algumas imagens para nuvem, então já aproveitamos o sinal super forte em todo o receptivo da Nascente Azul. Conseguimos fazer um trabalho bem bacana lá. Fizemos também a tirolesa e o pêndulo humano que é sem comentários, mas na minha opinião o pêndulo humano foi mil vezes melhor e loucooooo mesmo.

Treinamento Flutuação Nascente Azul [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]
Treinamento Flutuação Nascente Azul [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]

No último dia fizemos o Parque Ecológico Rio Formoso (que fica bem próximo do centro de Bonito), era um passeio que mais subestimava, porque eu achava que era um passeio Good Vibe só natureza e não é, a trilha é bem bacana. Primeiro que eu estava comendo igual um louco e estava querendo emagrecer, então só de chegar lá na tirolesa pingando de suor foi maravilhoso pra mim, rs... A gente conhece a Serra da Piuva, né?! Um clima bem agradável, do outro lado tem o rio, o guia vai te explicando a questão da vegetação, a história das árvores, a origem dos animais que estão ali naquele lugar bem bacana! E depois fizemos a tirolesa (se não me engano a maior da região) bem legal e segura. Tem uma estrutura bem bonita e bem feita e quando você passar nessa tirolesa você passa por cima do Rio Formoso. Então, é bem bonita a paisagem!

Boia Cross Parque Ecológico Rio Formoso [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]
Boia Cross Parque Ecológico Rio Formoso [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]

O passeio de arvorismo é super divertido, mas não vá pensando que é moleza, porque é bastante radical. Eu nunca tinha feito arvorismo e gostei pra caramba, senti um pouco de medo, mas valeu demais a experiência. Depois desse passeio fizemos outro, que é a flutuação pelo rio formoso onde vamos descendo pelo rio. A água é bem gelada, mas um gelado refrescante, porque você está vindo da trilha, tá vindo com corpo agitado, então quando você mergulha na água você consegue relaxar.

Arvorismo - Parque Ecológico Rio Formoso [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]
Arvorismo - Parque Ecológico Rio Formoso [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]

Por fim fizemos o Boia Cross que foi bem legal, pois os guias que roubaram a cena do passeio. Eles contaram piadas, conversaram, eles incrementam a rota do passeio com um diálogo com você durante esses 40 minutos de descida de boia cross. Você está o tempo inteiro conversando, o que foi divertido e pra mim eles foram os melhores. Todos foram ótimos, mas esses são os melhores, na minha opinião. Eles conseguem te prender e até parece que você está em um show de stand up, porque eles são super legais. Eu me surpreendi bastante neste passeio, porque eu estava com expectativas baixíssimas, mas eu vi que na verdade é um combo com vários passeios em um só. O almoço também foi muito delicioso, bem servido e a gente comeu um arroz temperado com uma carne que me lembrou a comida do interior do Maranhão. Então, valeu muito a pena!

Maior tirolesa do Mato Grosso do Sul [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]
Maior tirolesa do Mato Grosso do Sul [Foto: Programa Tudo de Bom SBT Maranhão]


Que tal viver essa experiência em Bonito você também? Confira o pacote completo com todos os passeios dessa viagem incrível para você aproveitar. Clique aqui e confira.




Escrito por: Yago Brandão – Radialista e Publicitário – 27 anos – São Luís do Maranhão